top of page
Vacinação 💉 

Ter um filho de quatro patas, traz muita alegria para os donos, principalmente quando estão saudáveis e felizes, por isso é muito importante garantir que o cartão de vacinas do pet esteja atualizado, com todas as vacinas em dia!!

Cães e gatos, devem tomar todas as vacinas indicadas para filhotes, nos primeiros meses de vida, ou de acordo com o que o Médico Veterinário indicar, em casos de resgate e ou adoção. 
O cuidado não se restringe à somente filhotes, ao longo do tempo a proteção fornecida pela vacina pode ir diminuindo, por isso o indicado é que as vacinas sejam aplicadas com reforços anualmente, para, dessa forma, garantir que os pets adultos possam tem uma imunização eficaz ao longo das suas vidas.

A vacinação correta em pets pode protegê-los contra doenças infecciosas que podem ser causas por vírus, bactérias, entre outros microrganismos. 
Existem vacinas contra vírus, bactérias e outros parasitas que podem afetar não somente a vida dos nossos pets, quanto também a de seus tutores. Para evitar problemas dessa natureza, é indicado que as vacinas para os pets sejam aplicadas corretamente, seguindo o calendário de vacinação, e acompanhado por um Médico Veterinário de confiança.

Existem vacinas para os pets que são essenciais para o calendário de vacinação. Essas vacinas são conhecidas como vacinas múltiplas ou polivalentes, e a vacina anti-rábica.

CãesAs vacinas v8 e v10 protegem os cães de sete doenças consideradas graves: cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina.

Gatos

Uma das primeiras imunizações para felinos que um tutor deve buscar é a polivalente. Como o nome indica, essa simples injeção protege o bichano de várias doenças. Assim, ela é imprescindível. 

Apesar de ter um único nome, há três versões do mesmo produto:  V4 e V5. A diferença está na formulação, na qual o número indicado mostra quantos antígenos a vacina possui. 

-Vacina V4 para gatos: também chamada de vacina quádrupla, ela protege contra a panleucopenia, a calicivirose e rinotraqueíte e clamidiose;

-Vacina V5 para gatos: a vacina quíntupla felina protege contra todos os problemas acima, além da leucemia.



Em locais do mundo onde a infecção pelo vírus da raiva é endêmica, a vacinação contra este agente deve ser considerada essencial para ambas as espécies. Algumas dessas doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para o homem.
As vacinas opcionais são importantes apenas para um grupo de cães, sendo indicadas através da avaliação do médico veterinário, de acordo com o risco de exposição e também pelo estilo de vida do doguinho.
As principais vacinas opcionais são a Leishmaniose, em algumas regiões ela é considerada essencial, devido às condições e o índice de pets infectados; a vacina contra Giárdia e da Tosse dos canis e contra a Dirofilariose.


Pode atrasar a Vacinação?
A resposta para essa pergunta é muito simples: NÃO

A vacinação precisa ser realizada dentro do período recomendado pelo Médico Veterinário e pelo calendário. Acontece que a imunização só se dá por completa quando respeitado os intervalos e períodos propostos.
Por isso é essencial manter a carteira de vacina do seu pet em dia, mantendo-a atualizada.
Mesmo assim, muitos tutores ainda perguntam: “A vacina está atrasada, e agora?”
Se a vacina estiver atrasada é imprescindível procurar o Médico Veterinário o mais rápido possível para que este lhe diga as orientações cabíveis.

 

bottom of page